Publicada em 29/10/2010 às 08h20m
O GloboAgências internacionais BUENOS AIRES - Depois de quase 24 horas de velório em Buenos Aires, milhares de pessoas continuavam fazendo fila para se despedir do ex-presidente Néstor Kirchner, morto na quarta-feira. A cerimônia na Casa Rosada será encerrada às 10h, quando o caixão com o corpo de Kirchner será levado em um cortejo até o Aeroparque. Do aeroporto, o corpo será levado para Rio Gallegos, cidade natal de Kirchner, onde será sepultado. Argentinos mantiveram esta madrugada uma nova vigília em homenagem ao ex-presidente .
Ao longo da quinta-feira, alguns dos que queriam se despedir esperaram até dez horas em filas que se estenderam por 25 quadras na capital argentina. Durante quase todo o velório, iniciado às 10h (11h de Brasília), a viúva e presidente, Cristina Kirchner, permaneceu ao lado do caixão. Acompanhada pelos filhos Maximiliano e Florência, ela chegou à sede do governo às 11h e permaneceu por quase 12 horas, tendo se ausentado apenas por alguns minutos. (Em vídeo, o adeus de Cristina ao marido)
Durante todo o velório, o caixão permaneceu fechado, coberto com o bastão presidencial, bandeiras argentinas e lenços que simbolizam a luta das Avós e Mães da Praça de Maio, que buscam localizar desaparecidos durante a ditadura militar. Centenas de pessoas deixaram suas homenagens, recebidas por Cristina, muito emocionada.
Lula elogia legadoA presidente também recebeu líderes latino-americanos, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou depois de 21h. Antes de embarcar de volta para São Paulo, Lula discursou em um aeroporto militar da capital e exaltou o legado do ex-líder para a Argentina e as relações econômicas e diplomáticas com o Brasil. (Em vídeo, Lula no velório)
- Kirchner era mais do que um presidente, era um companheiro que junto comigo ajudou a construir a América Latina que temos hoje. Um homem morre, mas as ideias permanecem - afirmou o presidente brasileiro.
Um dos momentos marcantes aconteceu no fim da tarde, quando um jovem tenor cantou, espontaneamente, Ave Maria e, ao final, exclamou "Néstor, até a vitória sempre", emocionando quem estava ao redor, na entrada da Casa Rosada.
Leia mais:
Terceiro mandato K em questão
O sofrimento de Cristina Kirchner com a morte do marido
Morte de Néstor Kirchner embaralha jogo político na Argentina
Em vídeo, especialistas comentam legado de Néstor Kirchner
A trajetória do ex-presidente argentino em imagens
Frases que marcaram a carreira política de Néstor Kirchner
Cristina e Néstor Kirchner: namoro de seis meses, e casamento de 35 anos
Miriam Leitão: Kirchner foi o presidente da recuperação econômica argentina
Nenhum comentário:
Postar um comentário