quinta-feira, 30 de abril de 2020

Como a Argentina conseguiu achatar a curva do coronavírus Camilo Rocha29 de abr de 2020(atualizado 29/04/2020 às 17h16) Ritmo de transmissão desacelerou no país que foi pioneiro na América Latina em adotar medidas rígidas de isolamento social TEMAS POLÍTICACIÊNCIA E SAÚDE COMPARTILHE FOTO: MATIAS BAGLIETTO/REUTERS Duas mulheres sentadas em frente a seus computadores observam um telão mais adiante com várias telas compartilhadas das ruas de Buenos Aires AGENTES POLICIAIS MONITORAM IMAGENS DE RUAS DESERTAS EM BUENOS AIRES A Argentina anunciou nesta segunda-feira (27) o prolongamento de seu rígido esquema de isolamento social até o dia 10 de maio. É a terceira vez que o presidente Alberto Fernández adia o fim da medida, que ele chama de “obrigatória e preventiva”. Por determinação do Executivo federal, o país se encontra desde 19 de março sob lockdown, modalidade de quarentena que bloqueia totalmente a movimentação nas ruas. A Argentina foi pioneira na América Latina na adoção de medidas duras contra a transmissão do vírus. A quarentena forçada argentino prevê multa a quem andar sem máscara, cassação de alvará de comerciantes que não se protegerem, patrulhas nas estradas e rastreamento de celulares de motoristas. Apesar da prorrogação, Fernández permitiu pela primeira vez uma flexibilização nas quarentenas. Saídas com objetivos recreativos (mas não esportivos) serão permitidas por períodos de até uma hora e a uma distância máxima de 500 metros da residência da pessoa. “Vão poder andar e tomar ar por uma hora diariamente, mas não correr nem andar de bicicleta”, esclareceu o presidente. ÍNDEXTudo sobre Cor

Como a Argentina conseguiu achatar a curva do coronavírus

Ritmo de transmissão desacelerou no país que foi pioneiro na América Latina em adotar medidas rígidas de isolamento social

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/04/29/Como-a-Argentina-conseguiu-achatar-a-curva-do-coronav%C3%ADrus

domingo, 5 de abril de 2020

A "PESTE NEGRA" E A HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDENossa Senhora da Saúde

História
O Século XVl  foi muito triste para a Europa, com muitas doenças e a grande peste, conhecida como "a peste negra". Ela assolou todo o continente, principalmente Portugal. O ano de 1569 foi o pior de todos. Os hospitais estavam lotados, não havia onde colocar tantos doentes, muitas pessoas já haviam morrido. O Rei de Portugal, Dom Sebastião, sem mais recursos, pediu ajuda até para a Espanha mandar seus médicos e remédios para o socorro.

O ENCONTRO MILAGROSO DA IMAGEM

O povo de Portugal, em desespero, organizou várias missas orações e procissões com a imagem de Nossa Senhora durante vários meses.  Perto da igreja da cidade de Sacavém, os coveiros tiveram que abrir muitas covas para enterrar tantas pessoas que já haviam morrido por causa da peste. E aconteceu que, ao abrirem uma cova, acharam uma pequena imagem de Nossa Senhora. Todos viram o fato como um milagre e começaram a rezar e fazer procissões  pedindo o fim da peste. No ano seguinte as mortes foram diminuindo até acabarem.

FESTA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE

A população então escolheu o dia 20 de abril para comemorar o fim da grande peste, e com uma grande procissão, escolheram o nome de "Nossa Senhora da Saúde", para agradecer a ajuda de Maria Santíssima. A partir deste ano de 1570, em  todos os anos é comemorado o dia da Santa que acabou com a peste em Portugal. Esta devoção, então, se expandiu para a Espanha e por toda a Europa, e Nossa Senhora é lembrada e venerada com este nome há quase 450 anos.

A DEVOÇÃO NO BRASIL

Na cidade de São Paulo existe a Igreja de Nossa Senhora da Saúde. A Paróquia recebeu uma imagem da Santa, vinda de Portugal. Todo dia 15 de agosto é celebrada a festa em honra a Nossa Senhora da Saúde.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE

"À vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus, consoladora dos aflitos e saúde dos enfermos. Não desprezeis nossas súplicas em nossas necessidades, e livrai-nos sempre de todos os perigos, e das doenças, ó Virgem Gloriosa e Bendita. Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa, com vosso Filho, reconciliai-nos, a vosso Filho recomendai-nos, a vosso Filho apresentai-nos. Virgem Puríssima, que sois a Saúde dos Enfermos, o Refúgio dos Pecadores, a Consoladora dos Aflitos e a distribuidora de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo apelo hoje, para os tesouros da vossa divina misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe. Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva a vosso Filho Jesus e agradeça a vós, Saúde dos Enfermos. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém."
https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-da-saude/29/102/