domingo, 3 de agosto de 2008

Lula e Cristina Kirchner tentam impulsionar negócios entre Brasil e Argentina

Paula Laboissière
Enviada especial


Buenos Aires - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Buenos Aires no final da tarde de hoje (3). Acompanhado por 264 empresários brasileiros, ele participa amanhã (4) da cerimônia de abertura de um encontro empresarial entre o Brasil e a Argentina. A presidente do país vizinho, Cristina Kirchner, também abre o evento, numa tentativa de impulsionar os negócios entre os dois países.

Após divergências de posicionamento entre os dois países durante as negociações da Rodada Doha na Organização Mundial do Comércio (OMC), Lula deverá defender o fortalecimento da integração de países da América do Sul.

Este será o primeiro encontro bilateral dos dois líderes após a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, na cidade argentina de San Miguel de Tucumán, no dia 1º de julho.

A comitiva de empresários brasileiros deve se juntar a outros 100 participantes do seminário Argentina-Brasil: uma Aliança Produtiva Chave, a partir das 10h de amanhã. Em seguida, às 11h, Lula se reúne com Cristina na Casa Rosada – sede do governo argentino – e de um almoço, agendado para as 13h no Palácio San Martin.

Informações não-oficiais divulgadas pela embaixada do Brasil em Buenos Aires indicam que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, também deve visitar a Argentina amanhã mas que o líder brasileiro não estaria interessado em um encontro trilateral. Lula poderá, portanto, antecipar sua volta ao Brasil, prevista até então para as 16h30.

Em Tucumán, Chávez, Cristina e Lula haviam acordado em se encontrar posteriormente para discutir temas de interesse para a América do Sul.

A chegada do presidente Lula está prevista paras as 18h20. À noite (20h30), ele tem jantar marcado com a presidente argentina, Cristina Kirchner, na residência da Embaixada Brasil.

Nenhum comentário: